O modo Barroco foi uma continuação natural do renascimento, por ambos os movimentos compaertilharam de um profundo interesse pela arte da antiguidade clássica, embora interpretando- a diferentemente, o que teria resultado em diferenças na expressão artística de cada periodo.
É uma época de conflitos espirituais e religiosos. O estilo barroco traduz a tentativa angustiante de conciliar forças antagônicas; bem e mal; céu e terra; pureza e pecado; alegria tristeza; paganismo e cristianismo; espírito e matéria.
Suas Caractrerísticas:
- Emocional sobre o racional, seu propósito é impressionar os sentidos do observador, baseando-se no princípio segundo o qual a fé deveria ser atingida através dos sentidos e da emoção e não apenas pelo raciocínio.
- Busca de efeitos decorativos e visuais, através de curva, contracurvas, colunas retorcidas.
- Entrelaçamento entre a arquitetura e escultura.
- Violentos contrates de luz e sombra.
- pintura com efeitos ilusionistas, dando- nos ás vezes a impressão de ver o céu, tal a aparência de profundidade conseguida.
- Composição assimétrica, em diagonal que se revela num estilo grandioso, monumental, retorcido, subitituindo a unidade geométrica e o equilibrio da arte renascentita
- Acentuado contrates de claro- escuro( expressão dos sentimentos) era um recurso que visava a intensificar a sensação de profundidade.
- Realista, abrangendo todas as camadas social.
- Escolha de cenas no seu momento de maior intensidade dramática.
Obras:
" A Gloria do Santo Inácio"- Andrea Pozzo (1642- 1709).
" Santa Teresa" Benini (1645- 1652)