domingo, 5 de dezembro de 2010

Barroco

 Barroco é o nome dado ao estilo artistico que floresceu entre o final do século XVI e meados do século XVIII, inicialmente na Itália, Difundindo- se em seguida pelos países católicos da Europa e da América.
 O modo  Barroco foi uma continuação natural do renascimento, por ambos os movimentos compaertilharam de um profundo interesse pela arte da antiguidade clássica, embora interpretando- a diferentemente, o que teria resultado em diferenças na expressão artística de cada periodo.
 É uma época de conflitos espirituais e religiosos. O estilo barroco traduz a tentativa angustiante de conciliar forças antagônicas; bem e mal; céu e terra; pureza e pecado; alegria tristeza; paganismo e cristianismo; espírito e matéria.

Suas Caractrerísticas:

  • Emocional  sobre o racional, seu propósito é impressionar os sentidos do observador, baseando-se no princípio segundo o qual a fé deveria ser atingida através dos sentidos e da emoção e não apenas pelo raciocínio.
  • Busca de efeitos decorativos e visuais, através de curva, contracurvas, colunas retorcidas.
  • Entrelaçamento entre a arquitetura e escultura.
  • Violentos contrates de luz e sombra.
  • pintura com efeitos ilusionistas, dando- nos ás vezes a impressão de ver o céu, tal a  aparência de profundidade conseguida.
 Características da pintura:
  •  Composição assimétrica, em diagonal que se revela num estilo grandioso, monumental, retorcido, subitituindo a unidade geométrica e o equilibrio da  arte renascentita
  • Acentuado contrates de claro- escuro( expressão dos sentimentos) era um recurso que visava a intensificar a sensação de profundidade.
  • Realista, abrangendo todas as camadas social.
  • Escolha de cenas no seu momento de maior intensidade dramática.

Obras:
" A Gloria do Santo Inácio"- Andrea Pozzo (1642- 1709).


" Santa Teresa" Benini (1645- 1652)

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

...Barroco...

Barroco
   Suas caracteristicas:emocional sobre o racional; seu propósito é impressionar os sentidos do observador, baseando-se no princípio segundo o qual a fé deveria ser atingida através dos sentidos e da emoção  e não apenas pelo raciocínio.
  busca de efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas, colunas retorcidas;
entrelaçamento entre a arquitetura e escultura;
violentos contrastes de luz e sombra;
 pintura com efeitos ilusionistas, dando-nos às vezes a impressão de ver o céu, tal a aparência de profundidade conseguida.

 
Características da pintura: Composição assimétrica, em diagonal - que se revela num estilo grandioso, monumental, retorcido, substituindo a unidade geométrica e o equilíbrio da arte renascentista.
Acentuado contraste de claro-escuro (expressão dos sentimentos) - era um recurso que visava a intensificar a sensação de profundidade.
Realista, abrangendo todas as camadas sociais.
Escolha de cenas no seu momento de maior intensidade dramática.
Andrea Pozzo, realizou grandes composições de perspectiva nas pinturas dos tetos das igrejas barrocas, causando a ilusão de que as paredes e colunas da igreja continuam no teto, e de que este se abre para o céu, de onde santos e anjos convidam os homens para a santidade.
 



OBRAS BARROCAS

" A Gloria de Santo Inácio" (1642- 1709)

 " Santa Tereza" -Benini (1645- 1652)

 
É uma época de conflitos espirituais e religiosos. O estilo barroco traduz a tentativa angustiante de conciliar forças antagônicas: bem e mal; Deus e Diabo; céu e terra; pureza e pecado; alegria e tristeza; paganismo e cristianismo;  espírito e matéria.
é o nome dado ao estilo artístico que floresceu entre o final do século XVI e meados do século XVIII, inicialmente na Italia, difundindo-se em seguida pelos países católicos da Europa e da América.
                O Modo Barroco foi uma continuação natural do renascimentos, porque ambos os movimentos compartilharam de um profundo interesse pela arte da antiguidade clássica, embora interpretando-a diferentemente, o que teria resultado em diferenças na expressão artística de cada período
                Pintor

sábado, 9 de outubro de 2010


Definição Design e Artes

DESIGN...

1º O design é Desenho Industrial; Conjunto de técnicas que procura conceber as peças de acordo com critérios funcionais, econômicos e estéticos.
(Marcondes,Luiz F; Dicionário de Termos Artísticos, pag. 89; Edições Pinakotheke; Rio de Janeiro 1998)


2º Design está associado á idéia de planejar, projetar, conceber e de designar, e não de desenhar como geralmente é traduzida.
( Guillermo, Álvaro; Design: do Virtual ao Digital, pag. 17; Demais Editora; São Paulo 2002)




ARTE...

1º Arte é uma atividade autônoma influenciada, como todas as nossas atividades, pelas condições materiais de existência, porém, como modo de conhecimento, são sua própria realidade e seu próprio fim.
(Fuentes, Rodolfo; A prática de Design Gráfico// Uma metodologia criativa pag. 23; Edições Rosari; São Paulo 2006)

2º Meios empregados pelo ser humano de maneira a aplicar seu esforço criativo e produzir abras que tenham expressão estética. Diz-se do conjunto de obras artísticas de um país, de um povo ou de uma época.
(Marcondes, Luiz F; Dicionário de Termos Artísticos pag. 26; Edições Pinakotheke, Rio de Janeiro 1998)





Conclusão

Arte são os que espresão de varias maneiras sua idéias e talentos. Hoje um design anda junto com a arte, pois seus projetos são muitas vezes artisticas.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Definição Design e Artes

DESIGN...

1º O design é Desenho Industrial; Conjunto de técnicas que procura conceber as peças de acordo com critérios funcionais, ecônomicos e estéticos.
(Marcondes,Luiz F; Dicionário de Termos Atísticos, pag 89; Edições Pinakotheke; Rio de Janeiro 1998)


2º Design está associado á idéia de planejar, projetar, conceber e de designar, e não de desenhar como geralmente é tarduzida.
( Guillermo, Alvaro; Design: do Vertual ao Digital, pag 17; Demais Editora; São Paulo 2002)





ARTE...

1º Arte é uma atividade autônoma influenciada, como todos as nossas atividades, pelas condições materiais de existência, porém, como modo de conhecimento, é sua própria realidade e seu próprio fim.
(Fuentes, Rodolfo; A prática de Design Gráfico// Uma metodologia criativa pag 23; Edições Rosari; São Paulo 2006)

2º Meios empregados pelo ser humano de maneira a aplicar seu esforço criativo e produzir abras que tenham expressão estética. Diz-se do conjunto de obtras artísticas de um país, de um povo ou de uma época.
(Marcondes, Luiz F; Dicionário de Termos Artísticos pag 26; Edições Pinakotheke, Rio de Janeiro 1998)